Justificativa FT 3


FT 3 – DIVERSIDADE RELIGIOSA E ENSINO RELIGIOSO: MÚLTIPLAS ABORDAGENS
Professores: Marcos Alan Ferreira(UFPB) e Eunice Simões Lins Gomes (UFPB)

Este FT tem como objetivo congregar pesquisadores e estudantes engajados na investigação sobre duas temáticas de profunda importância nas Ciências das Religiões: a Diversidade Religiosa e o Ensino Religioso. Na questão da diversidade religiosa, busca-se unir esforços na compreensão sobre as peculiaridades das diferentes crenças e suas incidências no mundo contemporâneo. A sociedade atual - embora complexa - muitas vezes simplifica as especificidades de diferentes cosmogonias, trazendo como consequência o aumento da intolerância ou da simplificação exacerbada de valores religiosos ricos em sua diversidade. Superar estes desafios da simplificação e promover o debate aberto fundamentado em conceitos calcados na investigação social é uma das tarefas mais importantes quando tratamos da diversidade religiosa.

Por outro lado, consideramos que o Ensino Religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e que tem se tornado, no contexto escolar, um relevante e imprescindível espaço de diálogo e de partilha, onde as diferentes expressões e vivências culturais e religiosas são expressas e acolhidas de maneira respeitosa na sua diversidade. Assim, numa perspectiva interdisciplinar, nossa intenção é refletir como têm acontecido os múltiplos olhares do Ensino Religioso; quais as implicações e aplicações pedagógica-metodológica; ou seja, como ensinar o Ensino Religioso no contexto educacional.

Um comentário:

  1. Congratulações a equipe da organização do IV VIDELICET 2015 por assumir na promoção das suas perspectivas dentro do significado e sentido de seus objetivos as contribuições desse componente curricular do Ensino Fundamental e que atua também diretamente na consolidação de fundamentos para o educando da rede pública reconhecer e respeitar a Diversidade. Eia! Vamos socializar sim as contribuições do Ensino Religioso.

    SACD
    JPA/PARAÍBA/BRASIL

    ResponderExcluir

IV Videlicet - 2015

João Pessoa PB - Brasil