Sobre o IV VIDELICET




IV Videlicet Congresso Internacional



João Pessoa - PB, 4  a 7 de novembro  de 2015


Coordenação Geral : Prof. Dr. Carlos André Cavalcanti

Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa/PB





APRESENTAÇÃO

Os incidentes de intolerância religiosa envolvendo evangélicos, neopentecostais, católicos e seguidores de várias religiões de matriz africana – além de mulçumanos, no Brasil, são reconhecidos como de grande importância social e jurídica. E infelizmente não dão mostras de estarem diminuindo. Iniciativas que promovam um melhor convívio entre as diversas lideranças religiosas são não apenas compreensíveis, mas também necessárias.

O Estado tem o dever de manter a laicidade, o que o torna guardião do direito de seus cidadãos em se organizarem livremente quanto à religião. Não lhe cabe o direito de regulamentar vestimentas, ritos, iniciações, vida clerical ou qualquer outra atividade ou características “internas” típicas das religiões, mas está entre seus deveres fomentar a tolerância religiosa e o combate à discriminação, que se tornaram indispensáveis ao exercício da cidadania no mundo atual.
Eventos que promovem a diversidade religiosa e se dirigem contra a intolerância neste setor da vida social ocorrem com frequência cada vez maior, no mundo todo, desde os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
Dentro deste escopo, o IV Videlicet oferecerá palestras e mini-cursos para a comunidade (inclusive a não-acadêmica) que contemplam este tema. Os eventos Videlicet envolvem estudantes de diversas áreas (história, ciências das religiões, filosofia, psicologia, antropologia), bem como representantes de várias denominações religiosas.

Este evento fortalecerá a linha de pesquisa.............. do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões, da própria UFPB. Os palestrantes internacionais são referências no marco teórico de base, e a produção acumulada já ultrapassa a quantidade coerente com eventos menores.

O marco teórico justificador deste objetivo é a teoria dos sistemas simbólicos, de Gilbert Durand, eleita por considerar que a diversidade e a intolerância religiosa baseiam-se também na luta pela hegemonia do campo simbólico de uma sociedade. E assim, intervenções nesta esfera seriam salutares para a vida social.

A página oficial do evento está disponível em http://videlicet2015.blogspot.com.br/.



2 - HISTÓRICO, OBJETIVOS E ABRANGÊNCIA

A área de Ciências das Religiões encontra-se tanto no setor público de educação quanto no privado – principalmente através da disciplina Ensino Religioso e dos cursos de graduação e pós-graduação concernentes.. Na Universidade Federal da Paraíba seu sucesso pode ser observado na quantidade e qualidade das produções e na sua velocidade de expansão, pois começou apenas como uma Especialização, em 2006, seguindo-se de Mestrado, Licenciatura (em 2009), Bacharelado e, em 2015, Doutorado - primeiro do Brasil em um universidade federal. Dentro do Mestrado e do Doutorado existe uma linha de pesquisa específica para a Teoria dos Sistemas Simbólicos, já com mais de 15 dissertações defendidas.

O IV Videlicet consiste na continuação e ampliação de um evento que nas suas três edições anteriores atingiu um grande número de estudante e pesquisadores, tanto  da área das Ciências das Religiões quanto da História. O evento está atrelado diretamente ao grupo de pesquisa de mesmo nome liderado pelo Prof. Dr Carlos André Cavalcanti, professor associado do departamento de Ciências das Religiões  do PPGH e do PPGCR da Universidade Federal da Paraíba.

A proposta de um evento com este objetivo já se mostrou bem-sucedida nos anos anteriores de 2014 (III Simpósio Videlicet, com 150 participantes, apoio da PUC-Goiás), 2013 (II Simpósio Videlicet, com 100 participantes, apoio da Universidade Católica do Recife) e 2012 (I Simpósio Videlicet, com 50 participantes), o que levou à organização da iniciativa num modelo de alcance maior: O IV Videlicet – Congresso Internacional, que contará com aproximadamente 250 participantes, dois palestrantes internacionais (especialistas na teoria dos sistemas simbólicos) e 12 palestrantes nacionais, além da presença de vários líderes religiosos que exporão suas experiências, e de mini-cursos e comunicações orais de trabalhos correlatos.

Pretendemos atingir o público acadêmico e também as lideranças religiosas que nos eventos anteriores se fizeram presentes em grande quantidade, bem como toda a comunidade não-acadêmica que tenha interesse em ampliar os seus conhecimentos  em assuntos pertencentes à diversidade religiosa.

Pela relevância social dos temas que se fizeram presentes nos eventos anteriores, é possível contarmos como o apoio de várias instituições que compreendem a necessidade trazer à tona o tema diversidade religiosa, tanto através da História como das Ciências das Religiões. Nossos parceiros em eventos anteriores foram:

·       Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA / UFPB)
·       Centro de Educação (UFPB)
·       Grupo Videlicet
·       PUC – Goiás (Pós-Graduação em Ciências das Religiões)
·       Secretaria de Direitos Humanos (Comitê Nacional da Diversidade Religiosa)
·       Universidade Católica de Pernambuco (Pós-Graduação em Ciências das Religiões)
·       URCI(?)

Os tópicos de interesse desse Congresso foram divididos nas seguintes categorias, porém não de forma restritiva:


Temas

  • TEORIA DOS SISTEMAS SIMBÓLICOS
  • DIVERSIDADE RELIGIOSA:  MUTIPLAS ABORDÁGENS
  • ESOTERISMO OCIDENTAL
  • BANERS



Aplicações

Todos os trabalhos de cada linha devem ter aplicações para o desenvolvimento dos conceitos da diversidade religiosa como ferramenta necessária ao bom convívio pacifico e respeitoso entre as religiões.


3 - LOCAL

O evento será realizado em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, no Campus da UFPB. A cidade está localizada na região Nordeste do Brasil, distando 2340 km de Brasília (DF), 688 km de Fortaleza (CE), 762 km de Salvador, 1900 km do Rio de Janeiro, 2440 km de São Paulo, 111 km de Recife e 153 km de Natal. Segundo o último Censo Brasileiro do IBGE (2010), João Pessoa possui 723.515 habitantes. A Paraíba cobre uma área de 56.585 km2, possuindo 223 municípios e tendo uma população total de 3.766.528 habitantes.

Banhada pelo Oceano Atlântico, o seu clima é tropical e semiárido e João Pessoa tem temperatura média anual de 26 graus Celsius. A umidade média é em torno dos 80%. A cidade possui uma das mais modernas redes hoteleiras do país e que está em franca expansão. Conta ainda com ótimos restaurantes, bares, shoppings e diversos outros locais para entretenimento. Nos últimos anos, investimentos em infraestrutura tem sido realizados no intuito de tornar João Pessoa um polo de atração para espetáculos e eventos científicos e comerciais nacionais e internacionais.


4 – PROPOSTA
                                                                                                                  
Há três anos o grupo Videlicet oferece à comunidade acadêmica um espaço para discutir os problemas enfrentados pelas religiões, principalmente quanto à intolerância religiosa, utilizando sempre como base teórica a Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand. Isto possibilita uma visão ampliada do imaginário simbólico de cada religião, e uma discussão mais profunda de cada tema, de forma a respeitar as crenças pessoais, as tradições e particularidades de cada denominação: Esta teoria proporciona um estudo não apenas do que é documentado mas também do que está nos sistemas simbólicos de cada religião.

Acreditando que os discursos da diversidade religiosa e dos Direitos Humanos são uma saída para melhorar o  relacionamento  entre as religiões, em 2015 pretende-se ampliar o evento para alcançar um público ainda maior, tendo uma participação mais ativa dos estudantes através de comunicações orais e mini-cursos, além de maior número de palestrantes.





Dentre os participantes estarão:

  • Aproximadamente 50 apresentadores de comunicações orais, de instituições brasileiras e estrangeiras;
  • 14 palestrantes convidados;
  • 4 apresentadores de minicurso.
  • Cerca de 200 ouvintes (estimados pelo crescimento anual de comparecimentos)


O evento ocorrerá nos dias 4, 5, 6 e 7 de novembro de 2015.


IV Videlicet - 2015

João Pessoa PB - Brasil